Preencha seus dados para entrarmos em contato.
Você já deve ter escutado alguém falar “Fulana se alimenta muito bem”. Mas, o que isso significa, de fato? Sabemos que boa parte das pessoas preferem alimentos rápidos e processados. Será que evitá-los é o mesmo que cuidar da alimentação? Calma, que vamos explicar.
Quando cuidamos da saúde, priorizamos um cardápio variado: legumes, frutas, vegetais e proteínas e carboidratos integrais não podem faltar, sempre em equilíbrio com o consumo de minerais e vitaminas. Uma pessoa que se alimenta corretamente tem mais disposição na realização das atividades diárias, com impactos na autoestima e produtividade. Comer bem é criar uma espécie de barreira, que protege o organismo de doenças oportunistas.Engana-se quem pensa que seguir essa filosofia consome muito tempo: existem refeições práticas e que podem ser facilmente incluídas na dieta.
Existem 5 aspectos essenciais em uma dieta saudável:
1 - Ser adequada ao seu corpo e estilo de vida, ou seja, apropriada para as suas atividades e sua saúde. Não adianta seguir a alimentação de uma pessoa famosa, se ela não faz bem ao seu corpo e deixa de corresponder às funções que você exerce no dia a dia.
2 - Valorize a qualidade. Muito além de frutas e vegetais, é importante contemplar produtos nutritivos. Em vez de descartar alimentos e contar calorias vazias, escolha melhor! Não precisa necessariamente cortar o pão: quem sabe uma opção 100% integral?
3 - Respeite a quantidade ideal de alimentos que o seu corpo necessita. Muita gente se engana acreditando que comer pouco é comer bem. Porém, a boa alimentação requer a quantidade certa. Você deve consumir o suficiente para atender às necessidades do seu organismo. Evite pular refeições e opte por alimentos nutritivos, que conferem saciedade.
4 - Equilíbrio é palavra-chave. A harmonia entre os alimentos é o que faz a diferença. Pode ser que você queira comer um alimento mais gorduroso no fim de semana. Nesse caso, cuide da quantidade e evite excessos, equilibrando com vegetais, frutas e legumes ao longo do dia.
5 - A máxima “prato saudável é prato colorido” sempre valerá. Em cada refeição, consuma a maior variedade de alimentos possível, com proteínas, vitaminas, carboidratos, legumes e vegetais.
Sempre inclua, ao longo do dia, todos os grupos recomendados na pirâmide alimentar, respeitando as porções indicadas. Para não ter erros, fale com um profissional da área de nutrição e planeje seu programa alimentar, que irá depender do seu gênero, peso, idade, altura e necessidades individuais.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.